O que é o Cerco de Jericó?
O Cerco de Jericó consiste em um momento de adoração de sete dias e seis noites de orações e louvor consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.
Como Surgiu o Cerco de Jericó?
Torna-se cada vez mais comum as comunidades adoradoras fazerem o Cerco de Jericó. De que se trata? Esta prática nasceu na Polônia. Consiste na oração incessante de Rosários, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto.
De onde veio a inspiração paro o “Cerco de Jericó”?
No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas.
Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 6).
Jericó é a mais antiga cidade do mundo (provavelmente 4 a 6 mil anos a.C.), prometida por Deus ao povo eleito. Fechada, porém, aos Seus Planos, Josué foi inspirado a cercar a cidade por 7 dias, volteando-a com a Arca da Aliança. Desta forma, desabaram-se as muralhas e puderam conquistar a cidade, manifestando-se a ação gloriosa do Senhor.
Além disto, em Jericó, dentre tantos acontecimentos bíblicos, destacam-se:
a) Benção de Eliseu (cf 2Rs 2,19-22), tomando saudáveis e fecundas as águas da fonte, donde Jericó é tida como verdadeiro oásis no deserto;
b) Ao poente, situa-se a montanha do jejum e da tentação de Jesus (cf Mt 4,1-11) recordando a importância da fidelidade confiante na Palavra de Deus;
c) A cura dos dois cegos (cf Mt 20,2-34), que suplicaram a Jesus: “Senhor, que nossos olhos se abram!”
a) Benção de Eliseu (cf 2Rs 2,19-22), tomando saudáveis e fecundas as águas da fonte, donde Jericó é tida como verdadeiro oásis no deserto;
b) Ao poente, situa-se a montanha do jejum e da tentação de Jesus (cf Mt 4,1-11) recordando a importância da fidelidade confiante na Palavra de Deus;
c) A cura dos dois cegos (cf Mt 20,2-34), que suplicaram a Jesus: “Senhor, que nossos olhos se abram!”
Por que Fazer o Cerco de Jericó?
Quantas muralhas precisam ser derrubadas pelo poder de Deus em nossa vida e em nossa sociedade? Somente a força de Deus poderá operar tantas graças necessárias. Por isso celebramos o Cerco de Jericó, pois é Jesus mesmo quem nos convida: “Pedi e recebereis. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede recebe. Quem busca acha. A quem bate, abrir-se-á.” (Mt 7, 7-8). Vamos viver, também nós, o cerco de Jericó, suplicando a Deus que caiam as muralhas do ódio, da violência, das doenças, das drogas, do álcool, da prostituição. Enfim, todas as muralhas que só a graça de Deus pode derrubar.
Mais que uma narrativa histórica da conquista, estes fatos têm assumido uma dimensão cultural e espiritual de súplica confiante ao Senhor, como forma de superação das dificuldades e obstáculos à obra de Deus em nós e na sua comunidade: “Lança os teus cuidados sobre o Senhor e Ele te sustentará” (Sl 55-23).
Assim, estaremos nos revezando em 7 dias de oração com nossos setores de Pastoral, Movimentos, Entidades e comunidades, para estarmos em intensa oração diante do Senhor, o louvor, a meditação da Palavra e a recitação do Rosário nos farão entrar em comunhão orante com Deus.
Quando Será?
O Cerco de Jericó acontecerá em nossa paróquia; será do dia 07 a 13 de Outubro de 2011, o inicio será marcado com a Santa Missa no dia 07/10 (sexta-feira) às 06:30 na Igreja Matriz de N. Sra.dos Milagres; após a Santa Missa o Santíssimo será transladado para o Salão Paroquial onde ficará exposto durante dos 7 dias, e o encerramento será também com a Santa Missa no dia 13/10(quinta-feira) às 18:30.
0 comentários:
Postar um comentário