quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Missa em Honra a São Padre Pio


Nesta Sexta-feira dia 23 de setembro será realizada a primeira Santa Missa em honra a São Padre Pio, a Santa Missa serás às 18:00 na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, santo de nossos dos tempos atuais, sendo que neste dia 23 de setembro completa 43 anos de sua entrada na vida eterna, sinta-se convidado a festejar conosco a vida e os dons sobrenaturais deste servo tão amado por Deus e odiado pelo demônio.


Segue abaixo uma pequena biografia de Padre Pio

Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione.

Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.

Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.

Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de "Frei Pio" e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.

Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.

Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo.

Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como "barba azul".

Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como "Casa Alívio do Sofrimento", que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.

Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.

Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.

Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.

Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice.

Padre Pio dizia: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!"



São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!








terça-feira, 20 de setembro de 2011

Jovens, acolhamos a visita de Jesus e sua Mãe!



Jovens, vamos dar as boas-vindas à cruz missionária e ao ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A partir de hoje, esses sinais, entregues pelo Beato João Paulo II aos jovens, vão percorrer todas as dioceses do Brasil, e também as capitais dos países do Cone Sul da América, até chegarem no Rio de Janeiro, em julho de 2013.

Alegremo-nos todos! Na cruz peregrina, acolhamos o próprio Jesus que vem ao nosso encontro e visita os jovens e as comunidades do Brasil; no ícone, acolhamos a visita cheia de graça de Nossa Senhora. Ela acompanha Jesus e nunca falta lá, onde os discípulos de Jesus estão reunidos em seu nome!

BOTE FÉ nesse encontro! A Igreja nos convida ao encontro com Jesus e com o próprio Deus. Ele vem nos procurar. Como andava ao encontro das pessoas na Galiléia, Samaria e Judéia, assim Jesus agora vem ao nosso encontro. Milhões de jovens, no mundo inteiro, já acolheram o Cristo através de sua cruz! Agora chegou a vez dos jovens brasileiros!

BOTE FÉ em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador! A preparação da JMJ Rio-2013 é uma ocasião singular para renovar nossa vida cristã, para aprofundar as razões da nossa fé cristã! Somos discípulos missionários de Jesus Cristo, comprometidos com ele; com São Paulo, podemos dizer: "nós nos gloriamos na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo"! Nele está a nossa salvação, vida e ressurreição!"

BOTE FÉ na Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro! Desde o anúncio da Jornada, pelo papa Bento XVI, ela está sendo uma bênção para a Igreja no Brasil! A passagem da cruz pelas muitas cidades da Terra de Santa Cruz será ocasião para uma verdadeira missão popular, que terá o próprio Jesus como missionário, acompanhado de sua Mãe!

BOTE FÉ na juventude! Jovens, a Igreja quer bem a vocês! O Papa confia em vocês! E vocês estarão no centro da cena nesses próximos 2 anos em todo o Brasil. Jesus quer bem a vocês e vem ao seu encontro! Vamos acolhê-lo com alegria e muita fé! O mundo inteiro estará com o olhar voltado para os jovens do Brasil!

BOTE FÉ na Igreja e sua missão! O lema da JMJ Rio-2013 - "Ide, pois, fazer discípulos meus todos os povos!" - escolhido pelo Papa Bento XVI, indica a missão de todos nós, também dos jovens! Não estaremos sozinhos: Jesus nos acompanha todos os dias, até o fim dos tempos! E sua Mãe, a Senhora da Visitação, nos conforta e abençoa!

***
Cardeal D. Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo, SP

sábado, 17 de setembro de 2011

Lectio Divina (Leitura Orante)


A leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA , é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e sua vontade, podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida.

A LECTIO DIVINA é deixar-se envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia, em seu período de aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela buscava no Evangelho o alimento da sua alma.

Como fazer a LECTIO DIVINA?

A LECTIO DIVINA tradicionalmente é uma oração individual, porém, podemos fazê-la em grupos. O importante é rezar com a Palavra de Deus lembrando o que dizem os bispos católicos no Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Os monges diziam que a LECTIO DIVINA é a escada espiritual dos monges, mas é também a de todo cristão!

Quais os passos da LECTIO DIVINA?



Oração inicial

 Comece invocando o Espírito Santo, que nos faz conhecer e querer fazer a vontade de Deus. Reze, por exemplo, com a seguinte oração:
«Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. - Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.»



Leitura da Palavra de Deus


Leia, com calma e atenção, o Evangelho do dia. Se for preciso, leia quantas vezes forem necessárias. Então procure identificar as coisas importantes deste trecho da Bíblia: o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. Você conhece algum outro trecho que seja parecido com este que você leu? É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. É um momento para conhecer e reconhecer a Boa Notícia que este trecho traz!
Meditar a Palavra de Deus
 
É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, é preciso concentrar-se.




Rezar a Palavra de Deus
Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa e Deus. Não se preocupe em preparar palavras, fale o que vai no coração depois da meditação: se for louvor, louve, se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e da esperança.
Contemplar a Palavra
Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença, misteriosa sim, mas sempre presença. É um momento onde se permanece em silêncio diante de Deus. Se Ele o conduzir à contemplação, louvado seja Deus! Se Ele lhe der apenas tranquilidade de uns momentos de paz e silêncio, louvado seja Deus! Se para você for um momento de esforço de querer estar na presença de Deus, louvado seja Deus!

Conservar a Palavra de Deus na sua vida:
Leve a Palavra de Deus e o fruto desta oração para a sua vida. Não se preocupe se alguma coisa não for bem, um dos frutos da Palavra de Deus é a noção do erro e a conversão pela sua misericórdia. O importante é que a semente da Palavra de Deus produza frutos e que o povo de Deus possa ser alimentado pelos testemunhos de fé, esperança e amor.





Termine com uma boa oração, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a Sua vontade.





segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cerco de Jericó


O que é o Cerco de Jericó?

O Cerco de Jericó consiste em um momento de adoração de sete dias e seis noites de orações e louvor consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.

Como Surgiu o Cerco de Jericó?

Torna-se cada vez mais comum as comunidades adoradoras fazerem o Cerco de Jericó. De que se trata? Esta prática nasceu na Polônia. Consiste na oração incessante de Rosários, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto. 

De onde veio a inspiração paro o  “Cerco de Jericó”?

No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza  inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. 

Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 6). 

Jericó é a mais antiga cidade do mundo (provavelmente 4 a 6 mil anos a.C.), prometida por Deus ao povo eleito. Fechada, porém, aos Seus Planos, Josué foi inspirado a cercar a cidade por 7 dias, volteando-a com a Arca da Aliança. Desta forma, desabaram-se as muralhas e puderam conquistar a cidade, manifestando-se a ação gloriosa do Senhor.

Além disto, em Jericó, dentre tantos acontecimentos bíblicos, destacam-se:
a) Benção de Eliseu (cf 2Rs 2,19-22), tomando saudáveis e fecundas as águas da fonte, donde Jericó é tida como verdadeiro oásis no deserto;
b) Ao poente, situa-se a montanha do jejum e da tentação de Jesus (cf Mt 4,1-11) recordando a importância da fidelidade confiante na Palavra de Deus;
c) A cura dos dois cegos (cf Mt 20,2-34), que suplicaram a Jesus: “Senhor, que nossos olhos se abram!”

Por que Fazer o Cerco de Jericó?

Quantas muralhas precisam ser derrubadas pelo poder de Deus em nossa vida e em nossa sociedade? Somente a força de Deus poderá operar tantas graças necessárias. Por isso celebramos o Cerco de Jericó, pois é Jesus mesmo quem nos convida: “Pedi e recebereis. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede recebe. Quem busca acha. A quem bate, abrir-se-á.” (Mt 7, 7-8). Vamos viver, também nós, o cerco de Jericó, suplicando a Deus que caiam as muralhas do ódio, da violência, das doenças, das drogas, do álcool, da prostituição. Enfim, todas as muralhas que só a graça de Deus pode derrubar.

Mais que uma narrativa histórica da conquista, estes fatos têm assumido uma dimensão cultural e espiritual de súplica confiante ao Senhor, como forma de superação das dificuldades e obstáculos à obra de Deus em nós e na sua comunidade: “Lança os teus cuidados sobre o Senhor e Ele te sustentará” (Sl 55-23).

Assim, estaremos nos revezando em 7 dias de oração com nossos setores de Pastoral, Movimentos, Entidades e comunidades, para estarmos em intensa oração diante do Senhor, o louvor, a meditação da Palavra e a recitação do Rosário nos farão entrar em comunhão orante com Deus.

Quando Será?

O Cerco de Jericó acontecerá em nossa paróquia; será do dia 07 a 13 de Outubro de 2011, o inicio será marcado com a Santa Missa no dia 07/10 (sexta-feira) às 06:30 na Igreja Matriz de N. Sra.dos Milagres; após a Santa Missa o Santíssimo será transladado para o Salão Paroquial onde ficará exposto durante dos 7 dias, e o encerramento será também com a Santa Missa no dia 13/10(quinta-feira) às 18:30.

Conheça o relógio da Matriz de Nossa Senhora dos Milagres

Programação da Festa de São Miguel Arcanjo



DIOCESE DE CRATO
Paróquia Nossa Senhora dos Milagres
Cidade de Milagres – CE, Rua Santos Dumont, 70 – Centro
CEP: 63.250.000 – Fone: (088)3553-1379

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO MIGUEL
(DE 20 A 29 DE SETEMBRO DE 2011)
LOCAL: IGREJA MATRIZ
DIA 20/09 (Terça-feira)
18:30h – Procissão com a bandeira de São Miguel saindo da Capela do Cemitério para a matriz
                        -Grupo de apoio: Irmãos do Santíssimo Sacramento
            19:00h – Novena e missa na Matriz (abertura da festa)
                        -Animação litúrgica (cânticos e leituras): Grupo Emanuel
                       
DIA 21/09 (Quarta-feira)
            17:30h – Novena na matriz
                        - Animação litúrgica (cânticos e leituras): Ordem Franciscana Secular

DIA 22/09 (Quinta-feira)
            18:30h – Novena e missa na matriz
                        -Animação litúrgica (cânticos e leituras): Grupo Dom Divino

DIA 23/09 (Sexta-feira)
            17:30h – Novena na matriz
- Animação litúrgica (cânticos e leituras): R C C (Sagrada Face e Grupo   da Divina Misericórdia)

DIA 24/09 (Sábado)
17:00h – Novena e missa das crianças da matriz
                        - Animação litúrgica (cânticos e leituras): Coral das crianças

DIA 25/09 (Domingo)
            7:00h – Missa na matriz
                        - Animação litúrgica (cânticos e leituras): T J M
            19:00h – Novena e missa na matriz
                        - Animação litúrgica (cânticos e leituras): E C C

DIA 26/09 (Segunda-feira)
            17:30h – Novena na matriz
                        - Animação litúrgica (cânticos e leituras): Apostolado da Oração

DIA 27/09 (Terça-feira)
            17:30h – Novena  na matriz
                        - Animação litúrgica (cânticos e leituras): Legião de Maria e Mãe Rainha

DIA 28/09 (Quarta-feira)
            17:30h – Novena na matriz
                        - Animação litúrgica (cânticos e leituras): Terço dos Homens

DIA 29/09 (Quinta-feira)
18:00h – Procissão com a imagem de São Miguel saindo da Capela do Cemitério para a matriz
            18:30h – Missa na matriz (encerramento da festa)
                        - Animação litúrgica:
                                   - Cânticos: T J M

                                   - Leituras: E J C

Festa de Nossa Senhora dos Milagres 2011

A Festa de Nossa Senhora dos Milagres esse ano segundo fiéis, bateu recorde em participação na procissão do dia 15 de agosto, nota-se pelas imagens algumas delas registradas da torre da igreja, foto onde prova que o amor a Santa Igreja de Cristo ainda  faz arder os corações dos fiéis.

Santa Missa com o nosso Bispo emérito de Crato, Dom Newton

O Bispo presidiu a Santa Celebração

Rei, Rainha, Príncipe e Princesa da festa de Nossa Senhora dos Milagres 2011

Carro Andor com a Imagem de Nossa Senhora dos Milagres

Foto da chegada da procissão, foto tirada da torre da igreja

 
Encerramento da festa marcado pela benção do Santíssimo Sacramento